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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Concepções de Educação e Sociedade


Concepções de Educação e Sociedade
Período Histórico
Descritores ou características
Comentários
Redenção
Séculos XVII ao XVIII
Educação como instância social voltada para a constituição da personalidade dos indivíduos, para o desenvolvimento de suas aptidões e para a formação de valores éticos indispensáveis  à convivência social. A sociedade está formada por todos  subsídios que a cabe , porém  essencial é conservá-la e direcioná-la para o propósito da tendência.
A educação interfere na sociedade, em todos os âmbitos. E esta tem o papel de orientar, investir para adaptar o ideal da sociedade por meio da educação. Comênio o representante legal desta tendência, ele afirma que a sociedade será redimida através da educação das crianças e jovens.
Reprodução
Século XIX -XX
A educação faz inteiramente parte da sociedade e unicamente a seu serviço. Reprodutivista,destinada a atendê-la.


 A tendência analisa a prática pedagógica existente
Transformação
Século XX
Educação como mediação de um projeto social nem reproduz mas serve de meio transformador.
Já a transformadora não coloca a educação a serviço, compreende educação dentro da sociedade com seus determinantes e condicionantes com propósito de democratização.


Micaela Souza dos Santos

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